O lugar de todos e de cada um, para uma Escola Mais Inclusiva turma 01
Apresentação
A construção de uma escola verdadeiramente inclusiva é um imperativo ético, legal e pedagógico no sistema educativo português. A diversidade dos alunos — nas suas capacidades, origens culturais, estilos de aprendizagem e contextos sociais — exige uma resposta educativa que vá além da mera adaptação, promovendo uma transformação profunda nas práticas organizacionais e pedagógicas. Os Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 consagram uma abordagem centrada no aluno, orientada por princípios de equidade, flexibilidade e participação, estabelecendo medidas universais, seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão. Neste contexto, o papel dos docentes do ensino regular, dos professores de educação especial e dos técnicos especializados torna-se interdependente, exigindo práticas colaborativas e de articulação eficazes para garantir que todos os alunos aprendam e participem com sucesso. A formação contínua dos profissionais da educação é essencial para consolidar uma cultura inclusiva, onde a diversidade é valorizada como um recurso pedagógico e um desafio. Esta ação de curta duração pretende, assim, promover a reflexão crítica, o desenvolvimento de competências e a partilha de práticas que sustentem uma escola mais justa, democrática e inclusiva.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especializados
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender os fundamentos da educação inclusiva e da valorização da diversidade. - Identificar os papéis dos diferentes profissionais na implementação de práticas inclusivas. - Explorar modalidades de trabalho colaborativo no apoio às medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. - Promover práticas organizacionais e pedagógicas colaborativas e centradas no aluno.
Conteúdos
Educação Inclusiva e Diversidade – Princípios e enquadramento legal – Diversidade como valor educativo. Organização Escolar para a Inclusão – Cultura colaborativa – Planeamento e gestão de recursos dentro e fora da sala de aula. Papéis dos Intervenientes Educativos – Ensino regular, educação especial, técnicos especializados, encarregados de educação – Articulação e complementaridade de ação pedagógica. Trabalho colaborativo na implementação das medidas universais, seletiva e adicionais.
Metodologias
Exposição dialogada para introdução de conceitos-chave. Trabalho colaborativo para promover a reflexão e a construção conjunta de soluções. Partilha de experiências e práticas organizacionais
Avaliação
Preenchimento de questionário de avaliação
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação através de formulário a enviar pelo CFAE a todos os participantes inscritos.
Formador
Tatiana Luísa Pinho Fernandes Pereira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |