Desigualdades Globais e Metodologias Inclusivas na Sala de Aula turma 01
Apresentação
A crescente diversidade cultural, social e económica nas escolas portuguesas coloca novos desafios à prática docente. O reconhecimento das desigualdades globais e locais, bem como a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular os ODS 4 e 10, constitui uma oportunidade pedagógica para promover a inclusão e o respeito pela diferença. Esta ação de formação pretende apoiar os docentes na análise crítica de fenómenos de desigualdade e na construção de práticas pedagógicas inclusivas, que potenciem a participação de todos os alunos. A relevância da ação inscreve-se no quadro do Decreto-Lei n.º 54/2018 e do Decreto-Lei n.º 55/2018, que reforçam a importância de estratégias educativas que promovam a equidade e a valorização da diversidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Reconhecer os principais fatores de desigualdade global e o seu impacto no contexto escolar. 2. Relacionar os ODS 4 e 10 com a prática pedagógica. 3. Identificar metodologias inclusivas que promovam equidade e participação. 4. Desenvolver competências de planificação interdisciplinar com enfoque na cidadania global.
Conteúdos
1. Desigualdades globais: conceito, causas e implicações para a educação. 2. ODS 4 e 10: enquadramento e pertinência pedagógica. 3. Estratégias e metodologias inclusivas: pedagogia diferenciada, aprendizagem cooperativa, trabalho de projeto. 4. Análise de casos práticos e experiências de integração curricular. 5. Planeamento de aulas temáticas interdisciplinares.
Metodologias
Sessões teórico-práticas com recurso a dinâmicas de grupo, debate orientado, estudo de casos e reflexão crítica. O enfoque é participativo, privilegiando a identificação de desafios concretos do contexto profissional dos formandos e a delineação de estratégias pedagógicas adequadas.
Modelo
Avaliação da formação através de formulário a enviar pelo CFAE a todos os formandos.
Observações
ACD realizada no âmbito do Protocolo de Parceria com a SOLSEF - www.solsef.org
Formador
Chiara Chillod
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
| 2 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
| 3 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |