531

Educação Inclusiva: um Desafio Permanente turma 01

Apresentação

A realização deste ciclo de webinares enquadra-se na discussão sobre os valores e práticas vigentes em escolas portuguesas no contexto da educação inclusiva. Para que todos os alunos possam ter acesso a uma educação equitativa e inclusiva, é necessário efetuar mudanças significativas na “gramática escolar”. As escolas portuguesas empreenderam este caminho de mudança, em particular após a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho de 2028. Trata-se, sem dúvida, de uma mudança estrutural que abrange múltiplos fatores e que, apesar de ter conseguido avanços significativos, encara muitos desafios. O Conselho Nacional de Educação tem dedicado particular atenção e interesse à Educação Inclusiva, através de iniciativas e de Recomendações e, neste sentido, realiza agora esta série de webinares, no âmbito das atividades da 6.ª Comissão Especializada — Democratização e Desigualdades Educativas, com o objetivo de discutir quais as realizações que foram e estão a ser feitas e os desafios que permanecem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

O ciclo de webinares terá como tema Educação Inclusiva: um desafio permanente e dirige-se a três aspetos críticos da melhoria da educação inclusiva nas escolas: a organização da escola para a inclusão, a rentabilização de recursos e a formação de professores. Pretende-se que os docentes encontrem estratégias informadas para melhorar as suas práticas no domínio da Educação Inclusiva.

Conteúdos

- A organização da escola para a inclusão (1hora - Online) - A rentabilização de recursos (1hora - Online) - Educação Inclusiva e formação de professores (1 hora - Online)

Metodologias

Apresentação de comunicações variadas sobre os temas, seguida de reflexão conjunta e debate.

Modelo

Questionário de Avaliação da Ação

Formador

David Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
2 05-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
3 12-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
Início: 22-10-2025
Fim: 12-11-2025
Acreditação: ACD17092025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Videoconferência Zoom

INSCREVER-ME