
Foco: Expressão Dramática e Teatro turma 01
Apresentação
A Expressão Dramática integra a componente letiva do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contudo, a maioria dos docentes não dispõe de formação específica nesta área. A presente ação de formação pretende colmatar essa lacuna, proporcionando aos professores instrumentos teórico-práticos que lhes permitam implementar de forma fundamentada e estruturada atividades de expressão dramática e teatral. Pretende-se, ainda, valorizar o teatro enquanto recurso transversal, potenciador do desenvolvimento da comunicação oral, da leitura, da escrita, da criatividade e da inclusão. Propõe-se a implementação do Foco: Expressão Dramática e Teatro, concebido para articular com projetos de português centrados na leitura e na escrita (por exemplo, trabalho sistemático com obras literárias ou modalidades colaborativas como o Círculo de Leitura). No 1.º e 2.º anos, as atividades ligam-se diretamente às obras em estudo; no 3.º e 4.º anos, articulam-se com dinâmicas de leitura partilhada/colaborativa. A metodologia recorre a jogos teatrais e composições cénicas não apenas como treino expressivo, mas como estratégia de leitura, interpretação e criação, aprofundando a compreensão de narrativas e personagens e favorecendo o trabalho em DAC. Para alunos nos primeiros passos na escrita, esta abordagem estabelece uma ponte entre oralidade e texto: as situações dramáticas ajudam a gerar ideias, a organizar início–meio–fim, a enriquecer o vocabulário e a transformar falas e ações em frases claras e coesas. Ao escrever a partir do vivido em cena, as crianças praticam maiúsculas, pontuação e diálogo em contextos significativos, ganham confiança e propósito para escrever e reforçam os objetivos dos projetos de leitura e escrita da escola, contribuindo ainda para a concretização dos DAC e a integração no Projeto Cultural de Escola.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Desenvolver nos docentes competências técnicas e metodológicas específicas para a condução de atividades de expressão dramática no 1.º Ciclo. - Reforçar a segurança e a autonomia dos professores na planificação e dinamização de jogos teatrais em contexto educativo. - Promover a integração consciente e estruturada da expressão dramática na prática pedagógica, em articulação com as áreas da leitura e da escrita. - Estimular a capacidade dos docentes para utilizar o teatro como estratégia inclusiva e transversal, potenciando a participação de todos os alunos.
Conteúdos
- Jogos teatrais como introdução à improvisação e à construção cénica. - Exploração progressiva dos conceitos “Quem, onde e o quê” enquanto base da narrativa dramática. - Técnicas de expressão corporal e vocal adaptadas ao 1.º Ciclo. - Estratégias de articulação entre a prática teatral e as áreas de leitura e escrita.
Metodologias
A formação será composta por três sessões, com duração de duas horas cada, e será conduzida pelas dinamizadoras Amábile Bisinella e Tânia Silva. As metodologias utilizadas serão: - Exposição e exploração dos conceitos fundamentais da improvisação e da criação cénica. - Aplicação prática de jogos teatrais em regime de oficina, permitindo aos docentes vivenciar diretamente as dinâmicas propostas. - Construção, pelos formandos, de uma sessão de jogos teatrais, integrando os conteúdos trabalhados.
Modelo
Presença e resposta obrigatória a questionário de avaliação da ação, através de formulário a enviar pelo CFAE.
Observações
Bibliografia fundamental: Spolin, V. Jogos teatrais na sala de aula. Um manual para o professor. São Paulo, Perspectiva, 2007. Spolin, Viola. Improvisação para o teatro. Perspectiva, 1992. Spolin, Viola. Jogos Teatrais: O Fichário de Viola Spolin. Perspectiva, 2008. Slade, Peter. O Jogo Dramático Infantil. Editora Summus, 1978. Boal, Augusto. Jogos para Atores e Não Atores. Civilização Brasileira, 1982.
O calendário das sessões 2 e 3 será acordado entre os formandos.
Formador
Amábile Maria dos Santos Bisinella
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |