
Tertúlias Literárias Dialógicas - FOLIO EDUCA 2025 turma 01
Apresentação
Esta ação integra o plano anual de formação da entidade proponente e responde às necessidades formativas dos educadores na área da mediação da leitura, promoção da literatura e valorização das bibliotecas escolares como espaços culturais e educativos dinâmicos. O tema Fronteiras é especialmente pertinente para refletir sobre as dimensões múltiplas das fronteiras (físicas, sociais, culturais, linguísticas e simbólicas) no contexto contemporâneo. Esta ação pretende aprofundar o diálogo e a reflexão crítica sobre estas temáticas, desenvolvendo competências que permitem abordar estes conceitos de forma interdisciplinar no contexto escolar. A metodologia das Tertúlias Literárias Dialógicas serve como eixo central para promover a participação ativa, o diálogo reflexivo e a construção coletiva do conhecimento, valorizando as obras literárias do programa do FOLIO (Festival Literário de Óbidos) 2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver práticas de mediação leitora inovadoras e colaborativas. - Valorizar a biblioteca escolar como espaço de diálogo e construção cultural. - Promover o contacto com obras literárias diversificadas e com autores contemporâneos no contexto do FOLIO. - Desenvolver competências de leitura e argumentação através da metodologia das tertúlias literárias dialógicas. - Refletir criticamente sobre o conceito de "fronteira" em diferentes dimensões (físicas, simbólicas, culturais, sociais).
Conteúdos
Módulo 1: Tertúlias Literárias Dialógicas (12h) Problematização do conceito de 'fronteira' - geográfica, cultural, simbólica. Fronteiras culturais e identitárias - Obras que exploram o encontro e conflito entre culturas, migrações e diversidade. Fronteiras sociais e pessoais - Textos que abordam exclusão, desigualdade, e os limites da identidade e das relações humanas. Fronteiras na infância e juventude - Literatura que trabalha os limites e transgressões na formação dos mais jovens. Módulo 2: Participação em Sessões FOLIO EDUCA / FOLIO AUTORES (12h) Sessões temáticas a partir de obra(s) selecionada(s) do programa FOLIO 2025 Educa ou FOLIO 2025 Autores, que abordem o tema 'Fronteira' numa perspetiva interdisciplinar e diversificada. Conclusão e Avaliação (1 hora)
Metodologias
Módulo 1: - Tertúlias Literárias Dialógicas, promovendo a leitura crítica e debate. - Leitura e análise coletiva de textos selecionados, com debate orientado. - Dinâmicas de participação, diálogo e escuta ativa. Módulo 2: - Interação com autores ou especialistas. - Observação crítica orientada de acordo com guião de análise. - Desenvolvimento de propostas pedagógicas para aplicação em contextos educativos.
Avaliação
Avaliação conforme o regulamento da formação contínua e orientações do CCPFC. Elaboração de relatório crítico individual que inclua: - Reflexão pessoal e crítica sobre as aprendizagens e sessões realizadas. - Análise crítica das obras e dos debates das Tertúlias. - Proposta de atividade educativa ou recurso pedagógico. NOTA: O modelo de Relatório Crítico Individual será cedido pela formadora e consiste num Guião que integra: - Reflexão sobre as Tertúlias Dialógicas comuns que se realizam nas datas definidas; - Identificação/reflexão sobre as sessões selecionadas individualmente a partir do Programa FOLIO EDUCA / FOLIO AUTORES
Modelo
Questionário de avalição da qualidade da formação a enviar aos formados pelo CFAE
Bibliografia
Martins, C. & Pereira, A. (2022). Mediação da leitura: práticas e reflexões em contextos educativos. Edições Pedagógicas.Gomes, L. (2020). Leitura dialógica e desenvolvimento do pensamento crítico. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 45-62.Silva, F., & Andrade, T. (2024). Fronteiras na educação: interculturalidade, diversidade e inclusão. Editora Universidade Aberta
Anexo(s)
Observações
DATA das Tertúlias Literárias Dialógicas (Módulo 1): ● Tertúlia 1 10 de outubro Novas Fronteiras da Educação mediada por Inteligência Artificial, com António Moreira 18h00 - Auditório da AE Josefa de Óbidos ● Tertúlia 2 13 de outubro Ciência Cidadã como ferramenta de comunicar Ciência, com Filipa Bessa 18h00 - Auditório da AE Josefa de Óbidos ● Tertúlia 3 15 de outubro 30 anos de Ensaio sobre a Cegueira: Fronteiras da Visão e da Esperança, com Wagner Merije 18h00 - Auditório do AE Josefa de Óbidos ● Tertúlia 4 17 de outubro Ainda vamos a tempo - Ciberdependências e riscos online, com Ivone Patrão 18h00 - Auditório do AE Josefa de Óbidos
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota