525

PROFESSORES 2030 – Capacitar para os ODS - 3.ª edição - 2025-2026 turma 01

Apresentação

Com base no projeto CIDADÃO 2030, a presente ação de formação (ACD) pretende promover a capacitação de transmissividade de conteúdos e visitas técnicas com abordagem nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com foco em 3 áreas chave: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos. Educar e Sensibilizar para a sustentabilidade, capacitar para a mudança de comportamentos acautelando a sustentabilidade do nosso planeta e a sobrevivência das gerações vindouras. Destacando o foco na adequada gestão do recurso água, na correta gestão dos resíduos, garantindo o combate ao desperdício e o incentivo à reutilização, promovendo a reflexão e tomada de consciência individual e coletiva de forma a minimizar o impacto ambiental resultante das nossas escolhas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial, Técnicos Especializados e Técnicas Especiais, com conta/registo na plataforma do CFAE

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, através da atualização do conhecimento científico dos docentes na área do ensino das ciências e da educação ambiental (Cidadania e Desenvolvimento); - Sensibilizar para a importância dos comportamentos individuais e coletivos na sociedade, essenciais para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2030. - Sensibilizar para o uso eficiente da água, sua correta gestão e contributo de cada um. - Desenvolver a capacidade de promover atividades ao ar livre, conhecer in loco infraestruturas de tratamento de águas e resíduos; - Dar a conhecer o papel das Fábricas de Água (ETA e ETAR) na gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água, e o seu contributo para a melhoria dos ecossistemas aquáticos e na conservação da biodiversidade local; - Promover a valorização de recursos, a redução da produção de resíduos, nomeadamente, a redução de desperdício alimentar, a reutilização e separação de resíduos, contrariando a descartabilidade excessiva; - Dar a conhecer a gestão integrada de resíduos, para garantir a mudança necessária do atual paradigma económico linear para uma economia circular; - Exemplificar e promover a economia circular, em detrimento da economia linear, nomeadamente na valorização dos resíduos e da água residual; - Reforçar a importância das saídas de campo como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos programáticos; - Promover a agregação de capacitação e interligação das diferentes problemáticas Ambientais.

Conteúdos

- Disseminação da informação sobre o que se pretende do cidadão/professor em 2030, promovendo a capacitação individual para os novos desafios ambientais e atingir os ODS, nomeadamente os ODS 6- Água e Saneamento e ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis e a sua conectividade com os restantes ODS, destacando a Água e Resíduos em diferentes perspetivas, como fator diferenciador das sociedades. - Gestão dos ciclos da água e dos materiais, e o contributo que têm na economia circular. - Definição de conceitos como Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR), Estação Elevatória (EE), Centro de Tratamento de Resíduos (CTRO), valorização orgânica e energética de resíduos, complementado com visitas de estudo. - Abordagem à adesão à rede publica de abastecimento, alertando para os perigos de utilização de água não controlada e riscos associados, visando a promoção do valor da água; sensibilizar para os perigos de utilização das redes não separativas com interligação de origens diferentes; o uso sustentável da água; a consciência da insuficiência hídrica; - Sensibilização à adesão à rede publica de saneamento e alertar para os perigos de descargas de águas residuais no solo ou linha de água e riscos associados, visando a promoção do valor dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade; redução de afluências indevidas e indesejadas de águas pluviais e industriais às redes de saneamento; fossas individuais e coletivas, limpezas periódicas e encaminhamento adequado; - Prevenção da produção de resíduos; reutilização de materiais; separação, reciclagem e compostagem de biorresíduos. - Compreender os princípios da economia circular e da reciclagem de resíduos (embalagens, REEE, pilhas/baterias). - Analisar como a realidade aumentada, video mapping e atividades digitais podem reforçar a aprendizagem significativa.

Metodologias

Apresentação de informação temática Visitas guiadas com exploração dos percursos realizados, por especialistas Sinopse visita Transformarium (Novo Verde e ERP Portugal) O Transformarium é um centro inovador de sensibilização ambiental criado pela Novo Verde e pela ERP Portugal, que coloca a tecnologia ao serviço da educação para a sustentabilidade. Dirigido sobretudo a crianças do 1.º e 2.º ciclos, proporciona uma experiência imersiva através de realidade aumentada, vídeo mapping e atividades interativas que exploram os circuitos da reciclagem de embalagens, equipamentos elétricos, pilhas e baterias. Nesta ACD para professores, será apresentada a metodologia pedagógica do espaço, destacando-se os recursos digitais, a ligação aos currículos de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Educação Ambiental, e as estratégias de motivação dos alunos. Os docentes terão oportunidade de vivenciar a experiência como participantes, refletir sobre o seu potencial educativo e planear formas de integração no trabalho letivo. O Transformarium constitui-se assim como um laboratório vivo de aprendizagem, que alia inovação, cidadania e sustentabilidade, apoiando os professores no desafio de formar gerações mais conscientes e responsáveis. Sinopse Rota da Água em Lisboa (Aqueduto das Águas Livres – EPAL): Esta visita guiada convida-te a percorrer 941 metros da impressionante Travessia do Vale de Alcântara, parte do majestoso Aqueduto das Águas Livres, construído no século XVIII. Ao longo do percurso, vais aprender sobre a importância desta infraestrutura na história de Lisboa e como contribuiu para o abastecimento de água e o crescimento da cidade. Sinopse Visita Fábrica de Água (ETAR) de Torres Vedras: Esta visita tem como objetivo sensibilizar os docentes para a importância das Fábricas de Água na correta gestão do ciclo urbano da água, na preservação dos recursos hídricos, focando aspetos como a necessidade de fontes alternativas de água (ApR) e de novos produtos, como as biolamas para a agricultura, contribuindo fortemente para uma economia mais circular. Observações: Para as visitas técnicas é necessário uso de calçado raso e fechado. Serão disponibilizadas aos participantes as Instruções de Ambiente e Segurança para Visitantes nas referidas instalações.

Modelo

Preenchimento obrigatório de questionário de avaliação da ação, com formulário a enviar aos formando, pelo CFAE, através de email.

Observações

Dinamizadores: Sandra Oliveira Pedro (SMAS de Torres Vedras), Ana Cláudia Nunes (SMAS de Torres Vedras), Marília Martins (SMAS de Torres Vedras), Márcia Teodoro (SMAS de Torres Vedras), Margarida Filipe (EPAL/Águas do Vale do Tejo), Sara Duarte (Águas do Tejo Atlântico), Sofia Mota (Valorsul)

Formador

Margarida Sofia Lopes Moreira Filipe Ramos

SARA MARIA LEAL DUARTE

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
2 24-09-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
3 29-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 22-09-2025
Fim: 29-09-2025
Acreditação: 02092025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Transformarium (Rio de Mouro, Sintra); Fábrica de Água de Torres Vedras (ETAR) e Aqueduto das Águas Livres (Lisboa).

INSCREVER-ME