
PROFESSORES 2030 – Capacitar para os ODS - 3.ª edição - 2025-2026 turma 01
Apresentação
Com base no projeto CIDADÃO 2030, a presente ação de formação (ACD) pretende promover a capacitação de transmissividade de conteúdos e visitas técnicas com abordagem nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com foco em 3 áreas chave: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos. Educar e Sensibilizar para a sustentabilidade, capacitar para a mudança de comportamentos acautelando a sustentabilidade do nosso planeta e a sobrevivência das gerações vindouras. Destacando o foco na adequada gestão do recurso água, na correta gestão dos resíduos, garantindo o combate ao desperdício e o incentivo à reutilização, promovendo a reflexão e tomada de consciência individual e coletiva de forma a minimizar o impacto ambiental resultante das nossas escolhas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial, Técnicos Especializados e Técnicas Especiais, com conta/registo na plataforma do CFAE
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, através da atualização do conhecimento científico dos docentes na área do ensino das ciências e da educação ambiental (Cidadania e Desenvolvimento); - Sensibilizar para a importância dos comportamentos individuais e coletivos na sociedade, essenciais para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2030. - Sensibilizar para o uso eficiente da água, sua correta gestão e contributo de cada um. - Desenvolver a capacidade de promover atividades ao ar livre, conhecer in loco infraestruturas de tratamento de águas e resíduos; - Dar a conhecer o papel das Fábricas de Água (ETA e ETAR) na gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água, e o seu contributo para a melhoria dos ecossistemas aquáticos e na conservação da biodiversidade local; - Promover a valorização de recursos, a redução da produção de resíduos, nomeadamente, a redução de desperdício alimentar, a reutilização e separação de resíduos, contrariando a descartabilidade excessiva; - Dar a conhecer a gestão integrada de resíduos, para garantir a mudança necessária do atual paradigma económico linear para uma economia circular; - Exemplificar e promover a economia circular, em detrimento da economia linear, nomeadamente na valorização dos resíduos e da água residual; - Reforçar a importância das saídas de campo como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos programáticos; - Promover a agregação de capacitação e interligação das diferentes problemáticas Ambientais.
Conteúdos
- Disseminação da informação sobre o que se pretende do cidadão/professor em 2030, promovendo a capacitação individual para os novos desafios ambientais e atingir os ODS, nomeadamente os ODS 6- Água e Saneamento e ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis e a sua conectividade com os restantes ODS, destacando a Água e Resíduos em diferentes perspetivas, como fator diferenciador das sociedades. - Gestão dos ciclos da água e dos materiais, e o contributo que têm na economia circular. - Definição de conceitos como Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR), Estação Elevatória (EE), Centro de Tratamento de Resíduos (CTRO), valorização orgânica e energética de resíduos, complementado com visitas de estudo. - Abordagem à adesão à rede publica de abastecimento, alertando para os perigos de utilização de água não controlada e riscos associados, visando a promoção do valor da água; sensibilizar para os perigos de utilização das redes não separativas com interligação de origens diferentes; o uso sustentável da água; a consciência da insuficiência hídrica; - Sensibilização à adesão à rede publica de saneamento e alertar para os perigos de descargas de águas residuais no solo ou linha de água e riscos associados, visando a promoção do valor dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade; redução de afluências indevidas e indesejadas de águas pluviais e industriais às redes de saneamento; fossas individuais e coletivas, limpezas periódicas e encaminhamento adequado; - Prevenção da produção de resíduos; reutilização de materiais; separação, reciclagem e compostagem de biorresíduos. - Compreender os princípios da economia circular e da reciclagem de resíduos (embalagens, REEE, pilhas/baterias). - Analisar como a realidade aumentada, video mapping e atividades digitais podem reforçar a aprendizagem significativa.
Metodologias
Apresentação de informação temática Visitas guiadas com exploração dos percursos realizados, por especialistas Sinopse visita Transformarium (Novo Verde e ERP Portugal) O Transformarium é um centro inovador de sensibilização ambiental criado pela Novo Verde e pela ERP Portugal, que coloca a tecnologia ao serviço da educação para a sustentabilidade. Dirigido sobretudo a crianças do 1.º e 2.º ciclos, proporciona uma experiência imersiva através de realidade aumentada, vídeo mapping e atividades interativas que exploram os circuitos da reciclagem de embalagens, equipamentos elétricos, pilhas e baterias. Nesta ACD para professores, será apresentada a metodologia pedagógica do espaço, destacando-se os recursos digitais, a ligação aos currículos de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Educação Ambiental, e as estratégias de motivação dos alunos. Os docentes terão oportunidade de vivenciar a experiência como participantes, refletir sobre o seu potencial educativo e planear formas de integração no trabalho letivo. O Transformarium constitui-se assim como um laboratório vivo de aprendizagem, que alia inovação, cidadania e sustentabilidade, apoiando os professores no desafio de formar gerações mais conscientes e responsáveis. Sinopse Rota da Água em Lisboa (Aqueduto das Águas Livres – EPAL): Esta visita guiada convida-te a percorrer 941 metros da impressionante Travessia do Vale de Alcântara, parte do majestoso Aqueduto das Águas Livres, construído no século XVIII. Ao longo do percurso, vais aprender sobre a importância desta infraestrutura na história de Lisboa e como contribuiu para o abastecimento de água e o crescimento da cidade. Sinopse Visita Fábrica de Água (ETAR) de Torres Vedras: Esta visita tem como objetivo sensibilizar os docentes para a importância das Fábricas de Água na correta gestão do ciclo urbano da água, na preservação dos recursos hídricos, focando aspetos como a necessidade de fontes alternativas de água (ApR) e de novos produtos, como as biolamas para a agricultura, contribuindo fortemente para uma economia mais circular. Observações: Para as visitas técnicas é necessário uso de calçado raso e fechado. Serão disponibilizadas aos participantes as Instruções de Ambiente e Segurança para Visitantes nas referidas instalações.
Modelo
Preenchimento obrigatório de questionário de avaliação da ação, com formulário a enviar aos formando, pelo CFAE, através de email.
Observações
Dinamizadores: Sandra Oliveira Pedro (SMAS de Torres Vedras), Ana Cláudia Nunes (SMAS de Torres Vedras), Marília Martins (SMAS de Torres Vedras), Márcia Teodoro (SMAS de Torres Vedras), Margarida Filipe (EPAL/Águas do Vale do Tejo), Sara Duarte (Águas do Tejo Atlântico), Sofia Mota (Valorsul)
Formador
Margarida Sofia Lopes Moreira Filipe Ramos
SARA MARIA LEAL DUARTE
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |