523

Escola como Espaço de Encontro: Integração, Inclusão e Interculturalidade turma 01

Apresentação

A crescente diversidade cultural presente nas escolas exige dos docentes estratégias pedagógicas capazes de promover a integração de alunos migrantes e a valorização da interculturalidade. Esta ação insere-se no plano de atividades da entidade proponente como resposta à necessidade de reforçar competências profissionais no domínio da educação inclusiva e do reconhecimento da diversidade como recurso educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Reconhecer os desafios e potencialidades da diversidade cultural no contexto escolar. Desenvolver práticas pedagógicas promotoras de integração e equidade. Conceber materiais e estratégias didáticas interculturais. Favorecer a criação de ambientes escolares inclusivos e respeitadores da diferença.

Conteúdos

Conceitos de multiculturalidade e interculturalidade. Desafios da integração de alunos migrantes em contexto escolar. Estratégias pedagógicas para a promoção da inclusão e do diálogo intercultural. Partilha de práticas e recursos didáticos. Participação: GAIAE - AERBP Câmara Municipal de Caldas da Rainha Fundação Aga Khan - Dra. Carla Calado CLAIM AE do Cadaval AE Fernão do Pó - Bombarral

Metodologias

Exposição em sessão plenária Debate orientado sobre experiências concretas em contexto escolar Análise de casos reais, com identificação de desafios e soluções possíveis

Avaliação

Frequência

Modelo

Questionário de Satisfação da Ação

Bibliografia

Afonso, A. J. (2019). Educação e Diversidade Cultural. Porto: Porto Editora. Banks, J. A. (2015). Cultural Diversity and Education. Routledge. Silva, P. & Stoer, S. (2005). Diversidade Cultural e Educação. Lisboa: Dom Quixote.

Anexo(s)

cartazprograma-acd-2.pdf

Formador

Cristina Faria Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 08-09-2025
Fim: 08-09-2025
Acreditação: ACD01092025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro