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Disseminação de Projetos Europeus - o Programa Erasmus+ e a estratégia de internacionalização das escolas turma 01

Apresentação

No âmbito das mobilidades Erasmus+ desenvolvidas durante o presente ano letivo e alinhado com os objetivos estratégicos do Projeto Educativo em vigor, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA) é titular de Acreditação Erasmus+ 2022-2027. Inserido neste enquadramento, encontra-se em curso o Projeto Erasmus+ KA121, ao abrigo do contrato de subvenção n.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000199495. Com o propósito de promover uma educação de qualidade, inclusiva, inovadora e criativa, o Agrupamento está a implementar um plano de capacitação entre junho de 2024 e agosto de 2025. Este projeto envolveu a formação de 12 docentes, 1 assistente operacional e 10 alunos, distribuídos por três países parceiros: Croácia, Espanha e Itália. A participação dos elementos da comunidade educativa em formações estruturadas e em contextos escolares diversos da Europa permitiu o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, com impacto direto na concretização dos Objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento. O contacto com diferentes sistemas educativos europeus proporcionou novas perspetivas e estratégias no domínio pedagógico e organizacional. Este projeto visa identificar e adaptar modelos educativos inovadores ao contexto específico da escola, promovendo práticas pedagógicas diferenciadas e inclusivas. Através da partilha de experiências no terreno e da frequência de formações especializadas, pretende-se contribuir ativamente para a construção de uma Cultura de Escola mais dinâmica, aberta à mudança e à diversidade. A disseminação destas práticas junto de toda a comunidade educativa constitui um pilar fundamental do projeto, assegurando o enriquecimento coletivo e a sustentabilidade das aprendizagens adquiridas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

A implementação desta ação pretende gerar impactos significativos e sustentáveis na comunidade educativa do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, através dos seguintes efeitos: - Partilha efetiva de experiências vividas nas mobilidades: Promover momentos de reflexão e exposição das aprendizagens adquiridas pelos participantes, contribuindo para a disseminação de conhecimentos junto de colegas, alunos e restante comunidade. - Valorização e troca de boas práticas pedagógicas: Estimular o debate em torno de metodologias inovadoras e eficazes observadas no contexto europeu, com potencial de adaptação à realidade do Agrupamento. - Promoção da coesão e identidade de grupo: Criar oportunidades de encontro e diálogo entre os diferentes agentes educativos, reforçando o sentimento de pertença, o reconhecimento mútuo e a valorização das experiências individuais. - Reforço do trabalho colaborativo e da cultura de equipa: Incentivar a articulação entre professores, alunos e assistentes operacionais, potenciando sinergias em torno de objetivos comuns e práticas pedagógicas partilhadas. - Fomento da participação em futuras mobilidades: Motivar novos membros da comunidade escolar a integrarem projetos Erasmus+, alargando o número de beneficiários e promovendo uma cultura institucional de abertura à Europa.

Conteúdos

Abordagem aos tópicos descritos abaixo, através da partilha de conhecimentos adquiridos nas mobilidades/formações realizadas no âmbito do projeto Erasmus+: - Sistema educativo em Espanha, Itália e Croácia; - Metodologias diferenciadas pré-escolar| 1º ciclo | 2º e 3º ciclos; - Gestão escolar (organização espaços/atividades); - Arte e Natureza: Uma abordagem sustentável para todos os professores

Metodologias

Metodologias pedagógicas inovadoras: Partilha e demonstração de estratégias centradas no aluno. Inclusão na educação: Estratégias para uma escola mais inclusiva, com foco na diferenciação pedagógica, apoio a alunos com necessidades educativas especiais e promoção da equidade no acesso ao ensino. Educação ambiental e sustentabilidade: Boas práticas de educação para o desenvolvimento sustentável, projetos ecológicos escolares e articulação com a comunidade local. Internacionalização e identidade europeia: Envolvimento dos alunos em projetos de colaboração transnacional, reforçando o sentimento de pertença à cidadania europeia. Gestão de sala de aula e bem-estar escolar: Estratégias observadas para a promoção de ambientes de aprendizagem positivos, motivadores e emocionalmente seguros.

Modelo

Questionário de Satisfação

Observações

Costa, Diana & Tomé, Eduardo (2025). O programa Erasmus e o Desenvolvimento do Capital Humano em Portugal, tese de doutoramento, Universidade Europeia. http://hdl.handle.net/10400.26/57971 Araujo, Filipa & Palmeirão, Cristina (2022). ERASMUS+: Um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica. https://www.researchgate.net/publication/375974316_ERASMUS_UM_ESTUDO_DA_ROTA_D AS_PRATICAS_DE_INOVACAO_PEDAGOGICA

Formador

Maria Gorete Ramos Fonseca

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 08-09-2025
Fim: 08-09-2025
Acreditação: ACD26082025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: AE D. Luís de Ataíde